15/02/2017

Meus trabalhos acadêmicos sobre o uso do ukulele na Educação Musical e outros temas

Conforme descrito anteriormente, iniciei as minhas pesquisas sobre o ukulele e sua aplicação no ensino de música em 2011.

Em novembro de 2013, tive o privilégio de publicar a primeira comunicação do Brasil que relata o uso do ukulele na Educação Musical. Esse trabalho foi apresentado na sessão de pôsteres do XXI Congresso Nacional da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical), realizado em Pirenópolis – GO, e está disponível nos Anais do Evento.

Título do trabalho: “O ensino coletivo do ukulele como uma possibilidade de inovação no contexto da educação musical”


Algumas semanas depois, em dezembro de 2013, pude publicar o primeiro TCC (trabalho de conclusão de curso) no Brasil sobre o uso do ukulele para o Ensino Coletivo de Música. Esse trabalho foi um quesito parcial para a obtenção do Título de Licenciado em Música pela FAMES (Vitória-ES).

Título do trabalho: "O ensino coletivo de música através do ukulele: possibilidades e desafios"


No XXI Seminário FLADEM (Fórum Latinoamericano de Educação Musical) realizado em julho de 2015 no Rio de Janeiro - RJ, publicamos, eu e outros educadores musicais, um trabalho sobre nossas experiências docentes musicais. Nesse trabalho há menção do uso o ukulele nas minhas práticas educacionais musicais.

Título do trabalho: "Unidade na Diversidade: desafios, motivações e possibilidades de um grupo de educadores musicais brasileiros sob a perspectiva da Musicalidade Abrangente


Há também o trabalho sobre o meu projeto de pesquisa de mestrado em música pela UFRJ (finalizado) que investigou o uso do ukulele como uma ferramenta para o Ensino Coletivo de Música. Esse, foi apresentado no 14º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ, realizado em dezembro de 2015, no Rio de Janeiro - RJ.

Título do trabalho: “A utilização do ukulele como ferramenta para o ensino coletivo de música: um estudo de caso no ensino fundamental da rede municipal de Guarapari-ES

 
No X Encontro Regional Sudeste da ABEM / III Encontro de Educação Musical do Colégio Pedro II, realizado em setembro de 2016, no Rio de Janeiro – RJ, apresentei um relato de experiência sobre o Ensino de Música a Distância Online. Parte do relato trata do ensino online do ukulele. O trabalho está disponível nos anais do encontro.

Título do trabalho: “O ensino de música a distância online: um relato de experiência sobre o ensino-aprendizagem de violão e ukulele na educação não formal”