15/02/2017

Eu e o Ukulele

Breve histórico do instrumento 


O ukulele é um instrumento de cordas dedilhadas popularizado na cultura do Havaí. Possui ascendência nos instrumentos portugueses Braguinha e rajão, trazidos por emigrantes da Ilha da Madeira no final do século XIX. Possui parentesco próximo com o nosso cavaquinho, que também é originário de Portugal. O instrumento possui um som muito peculiar e “leve” de se ouvir. Muitos pensam se tratar de um brinquedo. Apesar de parecer, não é um brinquedo (risos)! O ukulele é um instrumento musical que nos oferece muitas possibilidades!
Ao longo dos anos muitos músicos têm utilizado o ukulele em suas performances e gravações: Roy Smeck, Cliff Edwards, Elvis Presley, George Harisson, John Lennon, Paul McCartney, Israel Kamakawiwo'ole, Eddie Vedder, Jack Johnson, Jason Mraz, Jake Shimabukuro, James Hill, Sungha Jung, entre outros.
No Brasil tem-se visto músicos como Marisa Monte, Tiago Iorc, Clarisse Falcão e outros profissionais da música utilizarem o uke (outra forma de se referir ao ukulele). O instrumento também tem se tornado muito conhecido entre os músicos amadores. Há vários sites e canais específicos sobre o ensino do instrumento, bem como grupos de redes sociais sobre o tema. Há ainda os encontros para tocar o ukulele (conhecidos como Uke Days) em várias partes do Brasil.

João e o ukulele...


A minha história com o ukulele começa no fim do ano de 2009, quando conheci o instrumento através do vídeo (disponível no Youtube) daquele garotinho (Makoto Sato) tocando a música I’m Yours do Jason Mraz. Fiquei encantado! Ao final de 2010, na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), onde eu estudava naquela ocasião, houve a iniciativa de se colocar o ukulele no curso de musicalização infantil oferecido pela Instituição, o que me chamou a atenção em termos pedagógicos.
Em 2011, nas minhas aulas de música para crianças menores (5 a 7 anos de idade), usando o violão, pensei que o ukulele poderia facilitar o aprendizado de alguns aspectos técnicos, pelo fato de ser menor, de as cordas possuírem menor tensão, por ter menos cordas, além de ser muito atrativo por seu visual e sonoridade.
Realmente foi o que pensei e muito mais! Desde então tenho pesquisado e usado o instrumento nas minhas práticas musicais docentes (aulas particulares individuais e coletivas) e artísticas (casamentos e outros eventos). Participo dos movimentos sobre o ukulele no Brasil, grupos de redes sociais que tratam do tema, bem como atuo (junto com outros colegas) na organização dos Uke Days no Espírito Santo. 
O ukulele se tornou uma parte tão importante na minha trajetória que no meu casamento (em setembro de 2012) o usamos na entrada das alianças! Foi lindo!



Aloha!!!